INFORMAÇÃO EM SAÚDE
FEVEREIRO DE 2016
FEBRE REUMÁTICA
(Doenças reumáticas na infância)
É considerada uma complicação tardia de infeção por uma bactéria (estreptococo). Este tipo de infeção é muito comum, mas a doença apenas se manifesta em indivíduos predispostos para tal.
Em geral ocorre em crianças a partir dos 3 anos de idade, sendo mais comum na faixa dos 7 aos 14 anos. O sexo feminino parece apresentar uma predisposição um pouco maior.
O quadro clínico começa com uma amigdalite (dor na garganta e febre). Cerca de 15 dias após a infeção inicia dores articulares acompanhadas de sinais inflamatórios (edema, calor, vermelhidão local e incapacidade de utilizar a articulação devido à dor). Em geral ocorre nos punhos, joelhos e tornozelos. A dor e os sinais passam de uma articulação para outra.
Nesta fase podem aparecer manifestações cardíacas, como falta de ar, cansaço e sopro cardíaco. Em geral estes sintomas têm uma forma pouco expressiva.
Esta doença é considerada auto-imune, ou seja, decorre de um distúrbio do sistema de defesa do organismo.
Ainda não se conhece a explicação para o facto de apenas alguns doentes desenvolverem este quadro clínico e se esse distúrbio imunológico é determinado por fatores genéticos ou de outra natureza.
O tratamento é feito com antibióticos na fase da amigdalite.
Com o desenvolvimento da febre reumática o tratamento é específico: uso de anti-inflamatórios, corticoides e recomendação de repouso.
Após a crise deverá ser administrada terapêutica de prevenção. Normalmente é administrada penicilina, uma vez por mês, por via intra-muscular.
Nos doentes com lesão cardíaca deverá ser aplicada esta profilaxia ao longo da vida. Nos doentes sem lesão cardíaca a profilaxia é feita até aos 18 anos de idade.
Esta infeção é mais comum em ambientes de baixo nível socioeconómico. Pequenos espaços habitados por grande número de pessoas, facilitam a proliferação da infeção.
Melhoria das condições gerais de vida das populações permitem que esta infeção diminua a sua frequência.
Associação Clínica Frater - Câmara Municipal do Barreiro - União de Freguesias do Barreiro