ASSOCIAÇÃO CLÍNICA FRATER
INFORMAÇÃO EM SAÚDE
JUNHO DE 2016
A DESNUTRIÇÃO PODE MUDAR O MUNDO!
Atualmente a esperança média de vida mundial é de 70 anos, para ambos os sexos.
Paralelamente à realidade do aumento da esperança de vida em muitos países do mundo, há uma grande preocupação da Organização Mundial de Saúde (OMS) porque noutros países, como, por exemplo, vários países africanos, leste da Europa e alguns Estados do Continente Americano, a esperança de vida está cada vez mais a diminuir.
Se a situação mundial não se alterar dentro de alguns anos, a esperança de vida no mundo começa a diminuir em vez de aumentar.
A esperança de vida depende de vários fatores sendo a NUTRIÇÃO um dos mais importantes.
O que permite diminuir a esperança de vida:
Desnutrição – fome: nos países em desenvolvimento, com elevada percentagem de mortalidade, como é o caso dos países africanos sub-saarianos, a fome, desnutrição por má nutrição, é a principal causa de mortalidade precoce (infantil), em conjunto com doenças infeto-contagiosas, como a sida ou outras infeções. Nestes países a esperança de vida está a diminuir em vez de aumentar.
Desnutrição-obesidade: nos países em desenvolvimento, com baixa mortalidade, e nos desenvolvidos, a obesidade está a aumentar de forma progressiva (desde o rico ao pobre) contribuindo para a redução da esperança de vida. A obesidade está relacionada com o aumento da ingestão de calorias, como componente da dieta. Há uma associação da obesidade com a diminuição da esperança de vida.
Desnutrição do psíquico (stress): mudança sócio-económica abrupta, como acontece nos países do leste europeu. O desemprego permite o aumento de stress e a perda do sentido da vida. É justificação para reduzir a esperança de vida.
Associação Clínica Frater - Câmara Municipal do Barreiro - União de Juntas do Concelho