ASSOCIAÇÃO CLÍNICA FRATER
INFORMAÇÃO EM SAÚDE
FEVEREIRO DE 2018
MAU HÁLITO
(Halitose)
Halitose ou mau hálito consiste na exalação de odores desagradáveis provenientes da cavidade bucal, através da respiração ou da fala.
Cerca de 60% da população mundial tem, ou teve, mau hálito.
Pode estar relacionado com a ingestão de alimentos muito temperados (alho, cebola, etc.). O mau hálito poderá acentuar-se quando os resíduos alimentares se acumulam entre os dentes, nas pontes dentárias ou mesmo nas próteses dentárias.
As bactérias que vivem na boca acabam por proliferar devido aos resíduos da comida que fica entre o intervalo dos dentes. Os resíduos fermentam e os subprodutos desenvolvem gás sulfúrico (o mesmo gás presente nos ovos podres).
A única defesa do organismo contra estas bactérias é a saliva.
A bactéria que provoca mau hálito é anaeróbica, sobrevive sem oxigénio, e a saliva é rica em oxigénio.
Durante o dormir as glândulas salivares restringem ao mínimo a produção de saliva. Assim, ao acordar a boca está seca, os alimentos ingeridos na noite anterior fermentam e o odor do hálito corresponde aos alimentos antes ingeridos.
É importante lavar os dentes após cada refeição, bochechar e gargarejar a cavidade bocal.
Beber muita água.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------Associação Clínica Frater - Câmara Municipal do Barreiro - União de Freguesias do Barreiro