ASSOCIAÇÃO CLÍNICA FRATER
INFORMAÇÃO EM SAÚDE
MAIO DE 2018
ESTATINAS E O COLESTEROL
As estatinas pertencem ao grupo das substâncias usadas em medicina para tratar altos níveis de colesterol, no sangue.
Estas lipoproteinas são essenciais no funcionamento do organismo mas em níveis elevados são prejudiciais.
O colesterol já foi considerado o maior inimigo do sistema cardiovascular, no entanto, é produzido principalmente no fígado.
Cerca de 60% de colesterol do corpo humano é produzido no fígado. O restante provém da alimentação.
O colesterol e seus derivados são importantes na produção de Vitamina D, no metabolismo de cálcio sendo este importante na formação, conservação e regeneração dos ossos. Sem colesterol a vida humana não é possível.
É constituído por três elementos fundamentais:
LDL (lipoproteinas de baixa densidade), VLDL (lipoproteinas de muito baixa densidade) e HDL (lipoproteinas de baixa densidade). Os dois primeiros componentes, LDL e VLDL, agregados, são os responsáveis pelo mau colesterol. O HDL é o bom colesterol: remove o mau colesterol dos vasos sanguíneos.
Com este esclarecimento deve ser tomado em consideração evitar a ingestão de alimentos ricos em colesterol (gorduras animais, carnes gordas, fritos, gema de ovo, vísceras, etc.).
Recomenda-se dieta mediterrânica, ingestão de flavonóides e prática de exercício físico. São medidas essenciais para manter o bom colesterol (HDL).
Quando o paciente não cumpre a orientação alimentar, os valores devem ser controlados com terapia prescrita pelo médico assistente.
Existem no mercado vários medicamentos para diminuir o colesterol elevado, mas com efeitos colaterais, acentuados.
A sivastatina (estatina), segundo parecer dos técnicos da indústria farmacêutica, oferece bons resultados e tem efeitos secundários reduzidos. Mais inócua, de melhores resultados e de menores efeitos colaterais.
A eficácia das estatinas em reduzir o mau colesterol é significativa. Diminui em elevada percentagem o mau colesterol (LDL). Reduz as alterações cardiovasculares como arteriosclerose, obstrução das artérias do coração, rins, cérebro e circulação sanguínea das pernas, intestinos e vasos genitais.
Sendo as estatinas medicamento eficaz, não deixa de ser uma droga cercada de riscos, alguns até fatais.
Estes medicamentos só devem ser tomados com prescrição e acompanhamento médico.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Associação Clínca Frater - Câmara Municipal do Barreiro - União de Freguesias do Barreiro