ASSOCIAÇÃO CLÍNICA FRATER
INFORMAÇÃO EM SAÚDE
AGOSTO DE 2018
OLHO VERMELHO OU OLHO SECO
Quando o olho se apresenta vermelho não significa o paciente estar com sintoma de conjuntivite.
Só o exame oftalmológico identifica a patologia.
Causas que podem permitir o aparecimento de olho vermelho: estrabismo lactente, olho seco, corpos estranhos no interior do olho, todo o tipo de conjuntivite, doenças da córnea, tumores, hemorragias, glaucomas e traumatismos.
O tratamento depende sempre da causa.
Conjuntivite, lentes de contacto impróprias e olhos secos, permitem a produção de poucas lágrimas e a sua rápida evaporação.
-0-0-0-0-0-0-
O olho seco não produz lágrimas em quantidade e qualidade suficientes para manter os olhos lubrificados, ou evaporam-se rapidamente.
Os motivos podem ser idiopáticos (causa desconhecida), menopausa, doença reumática, medicamentos (anti-histamínicos usados na alergia aos polióis, etc.), betabloqueadores (diminuem o batimento cardíaco) e contracetivos. Provocam também secura nos olhos a alteração das pálpebras que levam a uma maior exposição do globo ocular ou pálpebras que permanecem abertas durante o sono, doença da glândula lacrimal e falta de vitamina A.
Sintomas: Sensação de corpo estranho. Desconforto em ambientes ventosos, fumo e meios secos. Execução de tarefas que exigem muita concentração visual.
O tratamento depende da causa e da intensidade do problema.
Em situações graves a cirurgia abre ou desobstrui os canais lacrimais.
Nunca esfregar os olhos com as mãos nem os coçar.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------Associação Clínica Frater - Câmara Municipal do Barreiro - União de Freguesias do Barreiro