ASSOCIAÇÃO CLÍNICA FRATER
INFORMAÇÃO EM SAÚDE
OUTUBRO DE 2016
CUIDADOS A TER COM A RADIOTERAPIA
Metade dos paciente portadores de cancro são tratados com radiações. Está a aumentar o número de pacientes tratados por este método. A finalidade é proceder de forma que o tumor desapareça e a doença fique controlada ou até mesmo curada. Não sendo possível a cura, pode contribuir para uma melhoria da qualidade de vida do paciente. O tumor reduz, aliviando a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas.
A radioterapia atinge células normais, no entanto, têm a capacidade de se regenerarem. Em muitos casos a doença é destruída e as células normais são recuperadas, após o tratamento.
A radioterapia de hoje permite o mínimo de lesões nas células normais.
Pode substituir a cirurgia. Pode ser feita a seguir a uma cirurgia ou em conjunto com a quimioterapia.
Antes do início do tratamento a equipa médica efetua o seu planeamento.
As aplicações dependem do tipo de tumor.
O número de sessões varia entre uma a quarenta e duas. Geralmente cada sessão dura entre 10 a 20 minutos. As aplicações não provocam dor. A radiação nunca fica no corpo do paciente. Este não fica radioativo e não há problema o contacto com outras pessoas.
Efeitos colaterais do paciente: cansaço, náuseas e vómitos, perda de apetite, diarreia e alteração do paladar.
O paciente deve repousar, fazer uma alimentação saudável e seguir o aconselhamento da equipa médica. É indispensável beber muita água. A área onde é efetuado o tratamento deve ser protegida do sol e aplicar os cremes indicados pelo médico. Usar roupas confortáveis. Evitar sabonetes perfumados. Ingerir bebidas quentes ou frias. Não consumir bebidas alcoólicas.
É importante informar o médico da medicação que está a tomar.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Associação Clínica Frater - Câmara Municipal do Barreiro - União de Freguesias do Concelho