ASSOCIAÇÃO CLÍNICA FRATER
INFORMAÇÃO EM SAÚDE
NOVEMBRO DE 2017
CIANOSE
Chama-se Cianose à coloração azulada da pele ou das mucosas.
O sangue circula no corpo humano de duas formas diferentes: venoso e arterial.
O sangue venoso é de cor escura: circula pelas veias até ao pulmão e no pulmão há uma troca de gases (gás carbónico por oxigénio). Com esta troca o sangue venoso transforma-se em sangue arterial. É um sangue de cor mais viva. Tem a função de levar o oxigénio dos pulmões para todo o corpo.
Quando o sangue está sem oxigénio podem aparecer mucosas na pele, de cor azulada, a que se chama Cianose. São notórias nas extremidades das mãos, unhas e lábios.
Existem 3 tipos de Cianose: central, periférica e diferencial.
Cianose central – o sangue que vem dos pulmões para a periferia do corpo. Chega com pouco oxigénio. Acontece em algumas doenças do coração e pulmões.
Cianose periférica: - o coração não tem capacidade de enviar quantidade de sangue necessária para a periferia. Quando a Cianose periférica aparece isolada (pernas, braços e pulmões) indica doença congénita do coração.
O diagnóstico é feito por observação médica e verificado o oxigénio e hemoglobina.
Cianose diferencial: - aparece em algumas partes do corpo. Normalmente só pernas ou braços e geralmente indica doença congénita do coração.
Causas mais frequentes de Cianose: - doenças cardíacas, pulmonares, circulatórias, intoxicações e falta de oxigénio no ar inspirado.
Existem mecanismos naturais para o organismo compensar a falta de oxigénio do ar ambiente:
1 - Hiperventilação – o paciente respira mais vezes por minuto e mais profundamente.
2 – O organismo fabrica mais glóbulos vermelhos – hemoglobina. Assim, transporta mais oxigénio para todas as células do corpo. É desta forma que quem habita em grandes altitudes tem taxas de hemoglobina muito mais altas no sangue circulante.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Associação Clínica Frater - Câmara Municipal do Barreiro - União de Freguesias do Barreiro