ASSOCIAÇÃO CLÍNICA FRATER
INFORMAÇÃO EM SAÚDE
FEVEREIRO DE 2017
IMUNIDADE
O sistema imunológico é independente de outros sistemas do organismo e trabalha com outros mecanismos do corto, como a produção de hormonas e a metabolização da glicose.
Qualquer desequilíbrio nesses fatores pode mudar a eficácia das células de defesa e tornar o corpo mais vulnerável à ação de vírus e bactérias.
Situações que ajudam a perder a imunidade:
Recintos onde é feita radioterapia e quimioterapia, má alimentação, uso de drogas, consumo de álcool, excesso de exercício físico, stress prolongado, doenças que conduzem a grande perda de proteínas, sendo estas a matéria prima dos anticorpos, doenças crónicas, hipovitaminose mais antioxidantes, falta de repouso, etc.
Sinais de alarme:
Boca: herpes, amigdalite e estomatite.
Pela: infeções recorrentes, abcessos, doenças gerais causadas por fungos, vírus e bactérias.
Ouvido: otites.
Órgãos genitais: herpes.
Sistema respiratório: gripes e constipações.
Duas ou mais constipações por ano com febres altas, tosse com expetoração, falta de ar, perda de apetite e cansaço, é sinal de falta de anticorpos.
Como ajudar a restabelecer o sistema imunitário: uso de fármacos prescritos pelo médico e manter peso saudável.
Evitar stress, dormir bem e praticar exercício físico.
Não usar antibióticos.
Na alimentação comer alho, ostras, vegetais de cor amarela ou alaranjada, peixe rico em ómega 3 e frutos vermelhos (possuem enzimas – antioxidantes), que ajudam a estimular as defesas do organismo.
Citrinos contêm vitamina C, leite materno, iogurte e leite fermentado são fontes de probióticos.
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Também contribui para uma boa imunidade a aplicação da vacina da Dengue.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Associação Clínica Frater - Câmara Municipal do Barreiro - União de Freguesias do Barreiro