ASSOCIAÇÃO CLÍNICA FRATER
INFORMAÇÃO EM SAÚDE
OUTUBRO DE 2017
GASTRITE
Gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago.
As gastrites podem ser agudas ou crónicas.
Gastrite aguda: - é de abordagem simples por aparecer subitamente e evoluir rapidamente e é associada a um agente causador. Medicamentos, stress e infeções podem permitir gastrite aguda. A aspirina, anti-inflamatórios não esteroides, corticoides, bebidas alcoólicas e a ingestão acidental ou suicida de certas substâncias corrosivas, são exemplos de agentes agressores.
Alimentos contaminados por gemes como bactérias, vírus ou suas toxinas, são causas frequentes de inflamação aguda do estômago, vulgarmente conhecida por gastroenterite aguda.
Situação frequente é a hemorragia digestiva alta aguda com vómitos e evacuações com sangue.
Gastrite crónica: - sabe-se que a bactéria Helicobacter Pylori pode determinar uma gastrite crónica.
O refluxo da bílis do duodeno para o estômago pode provocar gastrite crónica.
Sintomas: dor tipo queimadura, azia, perda de apetite, náuseas e vómitos, hemorragia digestiva nos casos complicados demonstrada pela evacuação de fezes pretas (melena).
O diagnóstico é feito através da história clínica do paciente e endoscopia digestiva alta.
O diagnóstico das gastrites crónicas é fundamentalmente histológico. Este é feito quando se faz a endoscopia com biopsia.
O tratamento é feito com medicamentos que inibam ou bloqueiem a secreção ácida do estômago.
Prevenção: evita álcool, tabaco e anti-inflamatórios.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------Associação Clínica Frater - Câmara Municipal do Barreiro - União de Freguesias do Barreiro